A Goétia, Goécia ou Ars Goétia nos remete a uma antiga tradição, um sistema mágico praticado e criado por Salomão, não iremos tecer comentários à história da Goétia, a internet possui muitos sites que a contam, iremos falar um pouco a respeito da prática da Goétia.
Por maiores que sejam as ritualística descritas, sua real prática é absurdamente simples, conhecendo as técnicas poderás evocar espíritos aí onde você está, não há limites para as evocações goétias, o que ocorre é um ligação pessoal que transcende os limites físicos e espirituais.
Mas não vamos menosprezar a ritualística, pois tudo é simples ao que já detém a consciência de como trabalhar e despertar seu corpo para evocar os Espíritos. Aos que não possuem esta prática e este desenvolvimento, a ritualística é uma via imprescindível.
Através dos símbolos, alegorias, cheiros, palavras e tudo o que envolve o ritual, ocorre a manifestação da consciência do praticante, é através deste conjunto de alegorias que abrimos nossa visão para aqueles seres que nos cercam. A pessoa que possui prática na sagrada arte, não precisa acender velas, traçar os círculos, triângulos etc., pois sabe como despertar esta consciência sozinha, caso você não possua esta prática apurada deverás fazer uso das alegorias.
A Goétia pode ser usada para proveito próprio ou proveito alheio, desde que possua vinculo com o que se pede, ou seja, de pouco adianta "contratares" alguém para que use a Goétia a seu favor, isto se faz com espíritos não evoluídos que trabalham a mando, Espíritos Goéticos querem ouvir de quem precisa o pedido, pois saberão de quem cobrar depois.
Um trabalho com Goétia requer muito apelo emocional, uma necessidade verdadeira e a consciência de que se estará negociando e criando vínculos com um espírito de grandes poderes. Não há malefícios se usado de forma correta e seguindo estes preceitos.
A escolha do espirito apropriado para o trabalho é fundamental, pois cada qual tem sua "área de atuação". Não há nenhum tipo de oferenda, sacrifício, agrado, entrega ou algo parecido em um trabalho de goétia, o que pode ocorrer é um pedido, uma ordem do espírito para que a pessoa faça algo em troca do que quer, ou ainda alguma troca ou honra em nome do espírito.
Assim, o trabalho de Goétia envolve apenas os elementos ritualísticos comuns a uma evocação goética, por isso qualquer pessoa pode realizar um trabalho Goético, basta que tenha o conhecimento e as técnicas para tanto. Os trabalhos mais comuns dentro da goétia envolvem disputas, negócios, relacionamentos amororsos, vingança e saúde.